









Programa Escola Integrada - PEI
A Escola Integrada é um bom exemplo do que deve ser a escola contemporânea, que tem repercussão imediata nos conhecimentos gerais, na sociabilidade e nos hábitos pessoais dos alunos.O programa atende aproximadamente cerca de 653555 crianças e adolescentes da Rede Municipal de Educação, proporcionando nove horas diárias de atividades e oferecendo três refeições diárias aos estudantes.
Em seu funcionamento, a Escola Integrada dialoga com conhecimentos, equipamentos e serviços disponíveis na comunidade, e mantém uma estreita interação com as instituições de ensino superior da Cidade. Ao incorporar monitores e estudantes universitários como educadores no programa, a Escola Integrada possibilita também a introdução de diferentes linguagens e formatos metodológicos no processo de escolarização.
O programa pressupõe, ainda, a articulação de ações intersetoriais entre diferentes esferas governamentais, com a incorporação das boas práticas educacionais e sociais existentes em Belo Horizonte – Cidade Educadora.
Programa Saúde na Escola - PSE
O Programa Saúde na Escola – PSE, instituído pelo Decreto Presidencial 6.286, em dezembro de 2007, resulta do trabalho integrado entre os Ministérios da Educação e Saúde, na perspectiva de desenvolver, ampliar e integrar ações de assistência, prevenção de agravos e doenças e promoção da saúde dos estudantes da Rede Pública de Ensino.
O PSE constitui-se como um espaço privilegiado para a prática dessas ações, contribuindo, assim, para o fortalecimento do desenvolvimento integral e propiciando à comunidade escolar o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.
No que se refere à gestão estratégica e operacional do programa, a mesma é centrada em ações compartilhadas pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde.
Participam do PSE todos os estudantes do ensino fundamental diurno autorizados pelas famílias.
Programa Escola Aberta - PEA
O Programa Escola Aberta (PEA) é uma parceria entre Ministério da Educação, UNESCO e Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Educação. Consiste na abertura das escolas aos finais de semana e fundamenta-se na interlocução entre escola e a comunidade, otimizando os espaços escolares para desenvolvimento de atividades pedagógicas, socioculturais, esportivas e oficinas de geração de renda e qualificação profissional. O programa prioriza a integração com a comunidade escolar, na perspectiva da educação não formal, o que contribui para o exercício pleno da cidadania, por meio da formação e consolidação de uma cultura de paz.